sexta-feira, 22 de maio de 2020

44. EXPANSÃO DOS ESTADOS UNIDOS

Os atuais Estados Unidos da América nasceram da união de Treze Colônias britânicas estabelecidas na costa atlântica da América do Norte a partir do século XVII, a chamada “Costa Leste”. O tratado de Versalhes, de 1783, afirmava que os Estados Unidos se estendiam da Costa do Atlântico até o Mississippi. As Treze Colônias rebelaram-se contra o domínio inglês, na Guerra de Independência, de 1775 a 1783. O primeiro presidente norte-americano foi George Washington. Os demais estados, hoje em número de 50, foram incorporados ao país após a independência. Das treze colônias iniciais ao leste, o movimento de ocupação do território caminhou para o centro e para o sul.

Desde tempos coloniais, mão-de-obra foi um problema enfrentado, gerando grandes diferenças socioeconômicas no país; o Norte tornou-se industrializado e o Sul, agrário. A falta de mão-de-obra incentivou a imigração europeia no Norte e o uso do trabalho escravo no Sul trouxe escravos negros do continente africano. Os Estados industrializados do Norte eram contra a escravidão, enquanto o Sul a achava indispensável para sua agricultura. Estas diferenças  levaram à formação dos Estados Confederados da América, no Sul, o que gerou a Guerra Civil Americana, entre 1861 e 1865; nessa guerra, o número de baixas americanas foi maior do que a soma de todas as baixas americanas sofridas em todas as outras guerras nas quais os Estados Unidos se envolveram, desde sua independência, até o século XX.

O Velho Oeste norte-americano foi aos poucos incorporado à federação, além da Louisiana, adquirida no tempo de Bonaparte; da Flórida, vendida pelos espanhóis; do Alasca, vendido pela Rússia; do Oregon, cedido pelos ingleses aos norte-americanos. Do final do século XVIII até meados do século XX, novos territórios e estados foram sendo anexados, ampliando as fronteiras do país até ao Oceano Pacífico. No início do século XIX, houve uma intensa imigração nos Estados Unidos, vindo gente da Alemanha, da Irlanda e da Inglaterra, além de outros países, fugindo da difícil situação econômica europeia. Muitos artesões estavam desempregados com a industrialização, e a concentração fundiária resultou na expulsão de camponeses das terras, o que veio suprir a falta de mão-de-obra já citada. Isso causou um rápido crescimento demográfico dos EUA e o desejo de conquistar as terras do Oeste. A descoberta de ouro na Califórnia, território conquistado, além de outros, após guerra contra o México, ampliou o desejo de conquista rumo ao Pacífico.  No século XIX, a construção de ferrovias fez cair o preço dos transportes, com a ampliação das linhas férreas; em 1890, já havia uma linha fazendo ligação entre a Costa do Atlântico ao Pacífico. 

A existência de tribos nativas nas terras norte-americanas sempre se constituiu em um desafio para o europeu. Aos poucos, as populações indígenas foram dizimadas e o remanescente confinado em reservas. “... essa reivindicação nos é dada pelo direito do nosso “Destino Manifesto” de nos expandir e possuir todo o continente que a Providência nos deu para o desenvolvimento da grande experiência da Liberdade...” O trecho faz parte de um texto do jornalista John Louis O'Sullivan, de 1845, discutindo ele a doutrina “Destino Manifesto”, crença comum entre os habitantes dos Estados Unidos de que o povo americano fora eleito por Deus para civilizar o seu continente. Antes dela, a Doutrina Monroe, de 1820 já havia declarado “A América para os norte-americanos”. Ampliando o alcance do fato, mais tarde, a doutrina “Destino Manifesto” fundamentou as atrocidades contra os indígenas, além de embasar a política expansionista dos Estados Unidos para a América Central e Caribe; ainda hoje, há resquícios do "Destino Manifesto" na política estadunidense de “guardiões da democracia e da liberdade mundial”.

Este texto abordou apenas o aspecto histórico da emancipação norte-americana, que bem pode ser entendida pelos pontos cardiais: começou a leste, espalhou-se inicialmente para o norte e para o centro-sul, culminando com a conquista do oeste longínquo (far west), que serviu de base para tantos filmes que contaram e ainda contam essa saga expansionista dos Estados Unidos. O próximo texto procurará abranger o papel da Igreja em toda essa história.

ÍNDICE

Introdução 1.        O século apostólico 2.        Expansão, perseguição e defesa da fé 3.        Acusações e perseguição 4.        ...