sexta-feira, 10 de julho de 2020

25. CALVINO E CALVINISMO

A doutrina central de Lutero era a "justificação pela fé", enquanto que a de Calvino era a "soberania de Deus". Isto deve ter pesado na sua decisão de permanecer em Genebra e auxiliar William Farel após o convite-imposição que este lhe apresentou. Registrando o fato, Calvino escreveu sobre Farel: Ele "empurrou-me para o palco e me obrigou a 'entrar no jogo'".

João Calvino (nascido Jean Calvin, 1509-1564) foi um importante professor e teólogo cristão de nacionalidade francesa, que desempenhou um papel histórico fundamental no processo da Reforma Protestante. Até os 24 anos de idade, Calvino era católico, tendo se convertido ao protestantismo por volta de 1533. Foi perseguido na França e, em 1536 fugiu para Genebra, na Suíça, com passagem por Estrasburgo, onde Martin Brucer (um reformador que acabou por influenciar as vertentes luterana, calvinista e anglicana em suas doutrinas e práticas) foi uma influência importante sobre Calvino. Após a Universidade de Paris, de onde Calvino saíra com mestrado em humanidades, Calvino estudou direito em Orleans e Burgos. Após sua inesperada conversão, ele desistiu da carreira de estudioso dos clássicos, submetendo-se à vontade de Deus e identificando-se com a causa protestante. Forçado a deixar Paris, onde na época imperava o catolicismo, Calvino refugiou-se na Basileia, onde, em 1534, publicou a primeira edição das Institutas da Religião Cristã, sua maior contribuição para a definição inicial dogmática da Reforma Protestante.

Em Genebra, William Farel já havia iniciado o movimento de mudanças no catolicismo da cidade, fazendo cessar as missas e substituindo-as pelo culto, mas sabia que a Reforma precisaria de um administrador capaz para continuação do processo. O trabalho desenvolvido em dupla a partir de então passou a definir as características do Cristianismo reformado. Iniciado anteriormente em Zurique por Zuinglio, o movimento reformista espalhou-se pela Suíça de fala alemã, atingindo várias cidades até chegar a Genebra. As habilidades de organização e execução de Calvino capacitaram-no a dar sequência à obra. Já em Genebra, um ano após ter dado início a um projeto de disciplina que ia um pouco além do esperado pelas autoridades religiosas da cidade, o trabalho foi interrompido durante três anos por conflitos surgidos, quando a dupla de reformadores teve que deixar a cidade. Calvino foi então para Estrasburgo, onde desenvolveu um trabalho abençoado, além de ter-se casado com uma viúva com dois filhos, sua companheira até a morte.

Em Genebra, os apoiadores de Calvino recuperaram o governo na cidade e convocaram-no para retornar. Como forma de governo para a igreja, Calvino projetou quatro lideranças: pastor, mestre, presbítero e diácono. Do Consistório da cidade participavam 12 presbíteros, além de outros membros, cuja função era reger a moral da cidade, que rigidamente classificava ausências a culto, assim como bebidas, jogos e danças, como transgressões. Apesar de haver ainda oposição, o trabalho prosperou, atraindo exilados pela fé de vários lugares, tendo sido o local considerado como um refúgio para perseguidos, um exemplo de comunidade cristã e centro de treinamento ministerial. John Knox (mais tarde o organizador da Igreja Presbiteriana) chamou o trabalho em Genebra de "a mais perfeita escola de Cristo jamais vista na terra desde o tempo dos apóstolos".

O mesmo John Knox levou a Escócia a ser uma nação na qual o presbiterianismo calvinista tornou-se a religião oficial. Obrigado a fugir da Inglaterra por causa da perseguição promovida por Maria Tudor, filha de Henrique VIII, ele foi para o continente, onde reforçou a ideia de que os protestantes tinham o direito de resistir a qualquer governante católico que quisesse impedir o seu culto. De volta às Ilhas Britânicas, seu movimento levou o parlamento escocês a aceitar os artigos da fé cristã calvinista, abolindo o catolicismo romano, embora a rainha fosse católica. Tendo sido, por algum tempo, uma rainha ausente, Maria, ao retornar à Escócia, encontrou um país calvinista na sua formação religiosa e, embora os seus descendentes quisessem reverter a situação ao longo do tempo, a Escócia foi o berço do presbiterianismo. Quando Calvino morreu em 1564, deixou, além de uma Genebra reformada, seguidores ansiosos para continuarem "o jogo" no qual ele havia entrado em Genebra por toda a Europa e, pouco tempo após, pela América do Norte.

Salvação somente atingida através da fé; predestinação para a salvação, concedida por Deus somente para pessoas eleitas; natureza pecaminosa do ser humano; culto religioso realizado em locais simples e sem imagens e composto apenas por comentários bíblicos, sem cerimônias; celebração da Ceia do Senhor e do batismo: estas são as características básicas do Calvinismo, linha que, além de ter dado origem aos presbiterianos, influenciou muitos outros grupos e denominações protestantes. Calvino foi, realmente, o mais importante teólogo inicial do movimento protestante.

ÍNDICE

Introdução 1.        O século apostólico 2.        Expansão, perseguição e defesa da fé 3.        Acusações e perseguição 4.        ...